“Stória, stória…” é o belíssimo novo álbum de Mayra Andrade. Gravado em França (Paris), Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia) e Cuba, produzido pelo mestre brasileiro Alê Siqueira (Marisa Monte e Tribalistas) e com alguns arranjos de Jacques Morenlembau, “Stória, stória…” é uma preciosidade de álbum, tanto fortemente apoiado em vários estilos musicais de Cabo Verde (morna, coladeira, bandeira, etc.) como baseando-se de forma generosa em elementos de música jazz, brasileira e cubana.
O alinhamento deste disco inclui 3 faixas com letra e música de Mayra Andrade, bem como composições originais fornecidas pelos melhores compositores contemporâneos de Cabo Verde (Nitu Lima, Djoy Amado ou Kim Alves). Um dos temas foi, inclusive, composto em parceria com a acordeonista Celina da Piedade (que integra o Cinema Ensemble de Rodrigo Leão).
Desde temas ritmados e alegres com arranjos brilhantes para a secção de metais (“Tchapu na bandera”, “Badiu si”) até à balada mais romântica e luxuriante, “Morena, Menina Linda”, cujos arranjos de cordas ficaram a cargo do maestro Jaques Morelenbaum e que demonstra a sua capacidade de intérprete extremamente densa e sensível, o álbum proporciona uma riqueza até agora nunca ouvida no mundo da música cabo-verdiana.
Mas o mais notável de tudo, é a própria Mayra Andrade, que brilha como uma cantora surpreendente.
Editado em 2006, “Navega” foi o álbum de estreia de Mayra Andrade que recebeu rasgados elogios da crítica nacional e internacional, conquistando vários prémios como o “Prémio da Crítica Discográfica Alemã” ou ainda o “BBC World Music”, na categoria de “Artista Revelação”. “Navega” foi disco de Ouro em Portugal.
Aqui fica o alinhamento do novo álbum:
1 . Stória, stória
2 . Tchapu na bandera
3 . Seu
4 . Juána
5 . Konsiénsia
6 . Odjus Fitchádu
7 . Nha Damáxa
8 . Mon Carrousel
9 . Badiu si
10. Morena, menina linda
11. Palavra
12. Turbulensa
13. Lembránsa
Sem comentários:
Enviar um comentário