sexta-feira, 29 de maio de 2009

Publicidade endereçada inluencia 70% dos portugueses

Sete em cada dez portugueses já foram influenciados pela publicidade endereçada, sendo que a maioria mostra-se interessada em receber este tipo de publicidade, conclui um estudo de marketing relacional esta semana divulgado.
Realizado pela Netsonda para a Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação (APAP), o estudo teve como objectivo avaliar a receptividade e percepção dos consumidores portugueses perante as campanhas de comunicação dirigida.

O estudo concluiu que cerca de 70 por cento dos portugueses são ou já foram influenciados por publicidade endereçada e que 79 por cento estão interessados ou muito interessados em receber este tipo de publicidade enviada para a morada.

Quatro em cada dez entrevistados lêem a informação que lhes é enviada, mesmo quando não a subscrevem, desde que o tema lhes interesse, o que demonstra o peso da relevância da informação para ultrapassar barreiras à publicidade endereçada não solicitada pelos consumidores.

Segundo Ana Beirão, da APAP, o estudo mostra que os portugueses são influenciados e estão receptivos a este tipo de publicidade.

"No entanto, é fundamental que os conteúdos que lhe são apresentados sejam atractivos e interessantes. Desde que haja relevância da mensagem para o 'target' [público-alvo], tanto na forma como no conteúdo, a comunicação dirigida é muito eficaz", refere.

Relativamente à frequência, grande parte dos inquiridos mostra-se aberto a receber quinzenal ou semanalmente informação relativa a viagens e lazer, tecnologias, redes de lojas e marcas ou bens de consumo.

Em contrapartida, os anunciantes e agências dos sectores automóvel, segurador e financeiro são os que têm maior dificuldade em comunicar eficazmente, já que estas são as áreas em relação às quais os consumidores manifestam maior resistência.

A plataforma de comunicação preferencial é o e-mail, seguido do correio tradicional, embora as companhias em Portugal tenham adoptado uma estratégia multicanal, utilizando diferentes vias de comunicação.

Para o presidente da secção de Marketing Relacional da APAP, Jorge Castanheira, este estudo demonstra também que os resultados de campanhas que aplicam técnicas de marketing relacional, com comunicação dirigida, segmentada e relevante "são muito mais eficazes do que campanhas assentes em mensagens únicas e massificadas".

Este estudo foi realizado electronicamente pela Netsonda entre 11 e 19 de Março, através de entrevistas feitas a 1039 utilizadores de Internet residentes em Portugal com 16 ou mais anos, numa amostragem proporcional à população e ao rendimento das famílias portuguesas.

Sem comentários: