domingo, 31 de maio de 2009

Energia solar será 1/4 da electricidade mundial em 2050

O emprego de centrais de energia solar têm potencial para gerar até um quarto da electricidade mundial em 2050, apontou um relatório feito por grupos defensores da energia solar, publicado esta semana.
O estudo foi realizado pelo grupo ambiental Greepeace, pela Associação Europeia da Electricidade Termo-Solar (ESTELA, em inglês) e pelo grupo SolarPACES, da Agência Internacional de Energia (EIA), avançou o UOL.

«As centrais de energia solar são o próximo avanço em energia renovável», afirmou Sven Teske, do Greepeace Internacional, e co-autor do relatório. A tecnologia adequa-se a zonas quentes e sem nuvens, como o deserto do Saara ou o Médio Oriente.

Através de uma combinação de espelhos para concentrar os raios do sol, a energia gerada poderá responder a «até 7% das necessidades mundiais» em 2030 e, em 2050, a «até 25%, num cenário optimista», segundo o relatório.

Os investimentos este ano na construção de centrais solares devem exceder os 2 mil milhões de euros no mundo inteiro este ano, estando as maiores instalações na Califórnia e no Sul da Espanha.

A previsão baseia-se num forte aumento dos investimentos, sendo 21 mil milhões de euros por ano até 2015, e 174 mil milhões por ano até 2050, «criando centenas de milhares de empregos». Nestas condições, as centrais terão «uma capacidade instalada de 1500 gigawatts até ao ano 2050».

A tecnologia empregue concentra energia solar através de espelhos ou lentes, reunindo raios do sol a temperaturas entre os 400 e os 1000 graus Celsius – o suficiente para alimentar uma central geradora de electricidade.

No final do ano passado, as instalações de concentração de energia no mundo tinham capacidade de apenas 430 megawatts.

Sem comentários: