domingo, 3 de maio de 2009

Empresa de Guimarães comercializa têxteis inteligentes

A empresa New Textiles de Guimarães iniciou a comercialização de têxteis inteligentes e roupa interior confeccionada para combater doenças de pele, prevendo facturar 300 mil euros em 2009, revelou hoje fonte da firma.
O gestor Pedro Pinto adiantou que a New Textiles começou, há duas semanas, sob a marca Skintoskin, a comercializar na rede portuguesa de farmácias e parafarmácias roupa para bebés, crianças e adultos, produzida com uma fibra composta por algodão, algas e prata.

"O nosso objectivo é o de vender 30 a 40 mil peças em 2009", frisou, assinalando que a fibra actua na protecção contra o prurido (comichão) e tem propriedades anti-sépticas.

A actividade da empresa foi hoje apresentada em conferência de imprensa, no AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia, sediado nas Caldas das Taipas em Guimarães, onde labora.

Pedro Pinto adiantou que a distribuição da roupa, que engloba oito modelos de t-shirts, pijamas, baby-grows, meias e cuecas, ficou a cargo da empresa Alliance Health Care. A produção é feita na fábrica da empresa têxtil Sonix, em Barcelos.

Revelou que em 2010 vai avançar para os mercados espanhol e dos países do leste da Europa, caso venha a conseguir alianças com parceiros locais do sector, prevendo, por isso, atingir uma facturação de três milhões de euros em 2011.

Na opinião do gestor, que se formou em Engenharia Têxtil no pólo de Guimarães da Universidade do Minho, o tecido da roupa "reduz drasticamente a colonização da pele por bactérias, a que se chama dermatite atópica".

Assegura que "o sucesso dos produtos, como adjuvantes no tratamento e prevenção destas doenças de pele, é comprovado através de testes clínicos in vitro e in vivo, sendo que decorre desde Outubro de 2008 um estudo direccionado para a eficácia do produto, com 60 crianças que sofrem de dermatite atópica".

O responsável realçou que os artigos Skintoskin estão notificados no Infarmed como dispositivos médicos da classe 1.

A dermatite atópica é uma doença crónica de pele que afecta as crianças durante o primeiro ano de vida, estimando-se que, em Portugal, entre 10 a 20% das crianças sofram com esta doença.

A New Textiles é uma empresa spin off da Universidade do Minho, que apostou na investigação e desenvolvimento tendo investido 110 mil euros na investigação, desenvolvimento e recursos humanos afectos.

Directa e indirectamente o projecto dará trabalho a 70 pessoas, tanto na investigação e desenvolvimento técnico do produto como na sua produção e marketing.

Sem comentários: