segunda-feira, 18 de maio de 2009

IE ficará abaixo dos 50% até 2011, diz estudo

O Internet Explorer (IE), da Microsoft, vai chegar a 2011 com menos de metade do mercado de navegadores, caso continue com o actual ritmo de queda, avança uma estimativa da Net Applications.
No final de Abril, o browser perdeu 0,7%, registando uma participação de mercado de 66,1%, a nova marca mais baixa já atingida pelo software desde 2005, quando o ranking da consultoria começou a ser elaborado.

A versão 8 do programa, lançada há um mês, não foi suficiente para deter o declínio das edições anteriores do navegador, já que, enquanto o IE8 ganhou 2,2 pontos percentuais, o seu antecessor perdeu 2% e a versão 6 perdeu 0,8%.

Pelo seu lado, o Firefox, da Fundação Mozilla, aumentou 0,4% na sua participação de mercado, chegando a 22,5% do sector, enquanto o Chrome, do Google, atingiu 1,4%, depois de crescer 0,2 pontos percentuais. O Safari, da Apple, no entanto, diminuiu 0,02%, estabilizando nos 8,2% de penetração no sector.

«O IE tinha uma vantagem enorme de mercado e o Firefox, num ambiente competitivo, continua a ganhar participação», adiantou o analista Vince Vizzaccaro, argumentando que «já vimos variações sazonais na participação do browser da Mozilla, mas ele tem continuado a sua tendência de crescimento», referindo ao aumento de 4,8% nos últimos meses.

Caso mantenha o ritmo, o navegador deverá ultrapassar um quarto de mercado no final de Novembro, enquanto o rival IE, por outro lado, perdeu 8,4% por mês no mesmo período, o que não é um bom prognóstico para os próximos anos. Contudo, o responsável não acredita que o browser da Microsoft perca a liderança do sector para o Firefox, por mais que se mantenha a tendência a médio prazo.

Sem comentários: