Os maiores fabricantes de computadores do mundo, entre os quais a Dell, HP ou Toshiba, estão a preparar o lançamento de portáteis para crianças, à semelhança do que Portugal fez com o Magalhães.
De acordo com o diário espanhol Cinco Días, a Dell vai ser o primeiro fabricante de computadores do top 10 a lançar um portátil para «satisfazer as necessidades dos estudantes da primária», isto em pleno concurso para fornecer o governo espanhol, que inclui, entre outras medidas, o fornecimento de 420.000 portáteis a partir de Setembro.
A HP e a Toshiba são outras das empresas que estão interessadas em concorrer ao plano de educação espanhol, refere o diário, acrescentando que a Acer e a Asus também poderão estar na corrida.
O projecto espanhol tem como objectivo que cada aluno tenha o seu portátil e que sejam instalados quadros digitais paralelamente aos quadros negros, assim como Internet wireless. A iniciativa, semelhante ao programa e-escolinha português, desenvolvida pelo Governo em colaboração com as Comunidades Autónomas, irá estender-se gradualmente até alcançar o último ano do ensino secundário. Para responder a este repto, "as grandes multinacionais estão a trabalhar em soluções que vão nesta linha. Temos de estar preparados para participar em concursos que se vão lançar um pouco por toda a Europa", disse ao Cinco Dias o director da HP Sistemas Personales, Salvador Cayón.
Reino Unido, França, Itália e Alemanha são alguns dos países europeus que terão demonstrado interesse em imitar o projecto português.
Depois de Portugal ter avançado com o portátil Magalhães, produzido em parceria pela portuguesa JP Sá Couto e a multinacional Intel, a 30 de Julho do ano passado, cabe agora a Espanha "imitar" o projecto, com a ajuda da Dell, explorando um potencial de mercado - os portáteis dirigidos às crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário