
Mas não é esse o motivo que nos faz falar deste evento. Aproveitamos a oportunidade para dar a conhecer aos fãns do festival algumas curiosidades.
Esta é a 54ª Edição e a Rússia é a anfitriã da competição, pela primeira vez, após Dima Bilan ter ganho a edição do passado ano que decorreu em Belgrado.
Mas vamos às curiosidades:
* O Festival Eurovisão da Canção é o evento televisivo do ano a nível mundial, tendo uma audiência média estimada em 100 milhões de pessoas, uma vez que não são só os países participantes que assistem ao evento.
* A primeira competição decorreu em 1956 e desde aí teve transmissões anuais.
* Foi concebido no Mónaco por Marcel Bezencon e baseado originalmente no Festival Italiano de Sanremo. A Suíça ganhou a primeira competição.
* A 13ª edição, em 1968, foi a primeira a ser transmida a cores e em directo do Royal Albert Hall em Londres. "Congratulations" de Cliff Richard's ficou em segundo lugar tendo sido batido pela Espanha com o tema "La La La", que usou a palavra “La” 138 vezes.
* O cantor Johnny Logan ganhou a competição três vezes. Em 1980 e em 1987 representando a Irlanda como interprete e em 1992 onde escreveu a música interpretada por Linda Martin.
* Os ABBA são os mais bem sucedidos vencedores da competição. O grupo pop Sueco ganhou a competição em 1974 com a canção "Waterloo".
* A canção com mais cover's desta competição é "Nel Blu Di Pinto Di Blu" de Domenico Mudugno, mais conhecida como "Volare".
* A Noruega foi o país que obteve mais vezes o último lugar do concurso, 1963, 1969, 1974, 1976, 1978, 1981, 1990, 1997, 2001 e em 2004. Entretanto conseguiram duas vitórias, em 1985 e 1995.
* O Reino Unido ganhou a primeira competição em que entrou, em 1967, com a canção "Puppet on a String" interpretada por Sandie Shaw.
* A Irlanda ganhou 7 vezes, Luxemburgo, França e o Reino Unido 5. Suécia e Holanda 4 vezes.
* A maioria de canções que ganharam o festival foram interpretadas em inglês (ou pelo menos a maior parte da letra) prefazendo um total de 22 vezes. O francês é também popular, com 14 vitórias. As canções em holandês e hebraico ganharam 3 vezes cada uma.
* Portugal nunca ficou em último, mas também nunca ganhou.

* Dima Bilan, um jovem cantor de 26 anos, bateu 24 concorrentes para dar à Rússia a sua primeira vitória na competição, a 24 de Maio, com a balada "Believe".
*A Alemanha ficou de rastos no mesmo ano depois da sua girls band mais popular da última década ficar com zero pontos num total de 42 países em competição. O grupo No Angels, composto por quatro elementos, venderam mais de 5 milhão albums nos últimos oito anos e entraram na competição, em Belgrado, com esperança de atribuir à Alemanha a sua segunda vitória, sendo que a primeira e única foi em 1982.
* Este ano (2009), 25 artistas irão disputar a final num total de 42 países representados.
QUESTÕES POLÍTICAS NA EDIÇÃO DE 2009:
* A Geórgia, que travou recentemente uma guerra com a Rússia, já disse que saírá da competição uma vez que o governo proibiu a canção por ter referências políticas. A letra faz uma suave alusão, entre-linhas, ao primeiro ministro Russo, Vladimir Putin.
* Entranto a própria Rússia já foi criticada por alguns nacionalistas dado que a interprete deste ano é de nacionalidade Ucrâniana, outro país com quem Moscovo tem atritos.
* O duo Judaico-Árabe, Achinoam Nini - uma cantora Judaica mais conhecida como "Noa", e Mira Awad, uma Israelita Árabe-Cristã - cantarão a canção "Your Eyes". O presidente de Israel, Shimon Peres, disse ter ficado admirado com a vitória do duo. Esta é a primeira vez que duas etnías representam Israel.
* A marcha do Orgulho Gay na Rússia coincide com a competição de Moscovo. Durante a final, ou seja dia 16 de Maio, sendo que a organização da mesma já solicitou aos cantores para que solicitem o levantamento das leis hostis contra os homossexuais na Rússia, disse um dos activistas.
Sem comentários:
Enviar um comentário