O Observador Cetelem, que analisa anualmente o consumo das famílias nos grandes mercados europeus, concluiu que as intenções dos portugueses de compra de bens de electrónica de entretenimento mantêm-se estáveis, relativamente a 2008.

Ao considerarmos apenas os produtos da linha castanha (por oposição ao entretenimento e às telecomunicações), em média, o valor gasto pelas famílias portuguesas em consumo foi de 169 euros, em 2008. Os ecrãs planos foram os produtos que registaram maior facturação, representando 52% das vendas, em valor.
Apesar da quebra registada na maior arte dos produtos de electrónica de consumo, as câmaras digitais, os auscultadores, os leitores de mp4 e os sistemas de navegação constituem o núcleo de preferências dos portugueses. As câmaras digitais continuam a ser o produto mais procurado, mas foram o único que registou quebra no número de vendas.
Ao analisarmos todas as famílias de produtos (linha castanha, entretenimento e telecomunicações), a despesa média anual dos portugueses foi de 305 euros, um valor que é apenas ultrapassado no Reino Unido, colocando Portugal no segundo lugar do ranking de consumo deste sector. Se considerarmos as despesas anuais pelos rendimentos (que diferem de país par apaís), Portugal está em primeiro lugar.
O Observador Cetelem apresenta dados de inquéritos realizados em 13 países europeus, a mais de 10 mil pessoas. As previsões foram efectuadas em Dezembro de 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário