O vírus Conficker, dado como falso alarme nas passadas semanas, está a começar a atacar as máquinas onde se terá instalado no passado dia 1 de Abril, de acordo com vários especialistas em segurança.
Também conhecida por Downadup ou Kido, a praga, que começou a espalhar-se no final do ano passado, infectando milhões de computadores, estará, actualmente, a activar-se, silenciosamente, em milhares de outras máquinas, transformando-os em servidores de spam e instalando softwares de roubo de informações, como «escravos» que respondem a ordens.
Os criadores do vírus, ainda não identificados, começaram a usar os computadores infectados para propósitos criminosos, tendo instalado, nas últimas semanas, programas maliciosos numa pequena percentagem de máquinas sob o seu controlo, explicou o vice-presidente da Security Response, da Symantec, Vincent Weafer.
«Vai ser uma activação de longo prazo», explicou, adiantando que «não será rápida, nem agressiva», uma vez que se trata de, «provavelmente, uma das mais sofisticadas botnets do planeta, já que as pessoas que estão por trás disso são muito profissionais e sabem o que estão a fazer».
Sem comentários:
Enviar um comentário