quarta-feira, 25 de março de 2009

Vulcão entrou em erupção cinco vezes no mesmo dia

O vulcão da Montanha Redoubt, na região norte-americana do Alasca, entrou em erupção cinco vezes, lançando na atmosfera uma «nuvem» de cinza com 14,5 quilómetros.
Pequenas localidades do Norte de Anchorage foram atingidas por finas camadas de cinza, que podem causar problemas na pele, olhos e nas vias respiratórias, assim como estragos em avionetas e automóveis.

A companhia Alaska Airlines cancelou 19 voos com partida e chegada de Anchorage, onde a Força Aérea foi obrigada a abrigar a sua esquadra.

A primeira erupção do vulcão ocorreu no domingo (segunda-feira de manhã, hora de Lisboa) perto de Cook Inlet, na Península de Kenai. No mesmo dia, registaram-se 40 a 50 sismos, sem provocarem quaisquer danos.

O vulcão estava adormecido há 20 anos, altura em que entrou em erupção, lançando as cinzas a uma distância de 240 quilómetros e que incendiaram os quatro motores de um voo da KLM, que desceu em queda livre mais de 3,2 quilómetros antes da tripulação ter conseguido restabelecer o funcionamento dos motores e aterrar em segurança.

Sem comentários: