terça-feira, 24 de março de 2009

"Há gerações que não compram música, só fazem downloads", denuncia director da APF

Em 2008, a venda de música em Portugal perdeu mais de cinco milhões de euros. Amy Winehouse foi artista internacional que mais discos vendeu por cá.

"Há gerações que não compram música, só fazem downloads pela Internet e há um trabalho que está ainda por fazer", afirmou à Lusa Eduardo Simões, director da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP).

As declarações surgiram a propósito da quebra, em 2008, de 11,5% (5,1 milhões de euros) nas vendas de música em Portugal, em relação aos números do ano anterior.

Eduardo Simões acredita que a pirataria na internet, assim como "o ambiente económico depressivo", estão na origem da crise na indústria da música.

Para o director da AFP, o público "entre os 20 e os 30 anos" deve ser alvo de uma campanha de sensibilização em questões como os direitos de autor e de propriedade intelectual .

Na mesma entrevista à Lusa, Eduardo Simões frisou que, neste cenário, a música portuguesa é a única que dá mostra de alguma vitalidade, não sendo tão afectada pelos downloads como a música estrangeira.

Em Portugal, no ano passado, as vendas de música portuguesa representaram 32% do total (11,6 milhões de euros num total de 39,3 milhões de euros).

O artista português que mais vendeu em 2008 foi Tony Carreira. Quanto ao disco internacional mais popular no nosso país, foi Back To Black, de Amy Winehouse (editado originalmente em finais de 2006).

Sem comentários: