Apenas um em cada dez portugueses utilizou a Internet para comprar ou encomendar bens ou serviços em 2008, um número que contrasta com a média europeia que foi três vezes superior, segundo dados publicados hoje pelo Eurostat.
O organismo responsável pelas estatísticas europeias estima que o número de portugueses a realizar compras pela Internet aumentou de 5 por cento em 2004, para 7 em 2006 e 10 em 2008, enquanto que a evolução na União Europeia foi, respectivamente, de 20 por cento, 26 e 32.
A mais alta percentagem de compradores encontra-se na faixa etária entre 25 e 34 anos (47 por cento na UE e 20 em Portugal).
Os serviços de viagem e hotelaria, roupas e artigos de desporto e publicações e revistas foram os bens e serviços com maior procura na Internet em 2008.
No ano passado, mais de metade das pessoas entre 16 e 74 anos compraram ou encomendaram bens e serviços na Internet na Dinamarca (59 por cento), Reino Unido (57), Holanda (56), Alemanha (53), Suécia (53) e Finlândia (51).
Por outro lado, menos do que 10 por cento da população fez compras na Bulgária (3 por cento), Roménia (4), Lituânia (6), Grécia (9), Chipre (9), Portugal (10) e Estónia (10).
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