sexta-feira, 27 de março de 2009

Estudo Tuga: mais de 77% faz downloads

Mais de 77% dos inquiridos de um estudo realizado em Portugal, subordinado ao tema Downloads na Internet , afirma descarregar produtos de entretenimento da internet.

Reunindo a preferência de 67,7% dos inquiridos, a música é o bem mais procurado na internet, geralmente de forma grátis e ilegal.

Dentre aqueles que afirmam fazer downloads de música, 75,6% acrescenta que o faz sem pagar nada. Pouco mais de 22% diz que faz downloads grátis e também a pagar, enquanto apenas 2% responde que só realiza downloads pagos.

A razão mais escolhida para justificar os downloads grátis de música é o preço "caro" dos CDs de música ou dos downloads pagos, assinalada por mais de 77% dos inquiridos.

A opção "porque considero que a música deve ser gratuita" foi dada por 25,9% dos homens mas apenas 14,3% das mulheres.

Ao contrário do que acontece com outros produtos de entretenimento , porém, a grande maioria dos inquiridos - 84,5% - garante que, independentemente de fazer downloads pagos ou grátis, continua a comprar CDs, e que estes são "a sua maior fonte" de consumo de música.

No que toca ao download de filmes e séries de televisão , por exemplo, mais de 80% dos inquiridos afirma fazê-los de forma grátis, adiantando também o preço elevado dos DVDs e dos downloads legais como justificação.

Mais de 70% destas pessoas afiançam que continuam a comprar DVDs de filmes ou séries, mas reconhece que o suporte físico já foi substituído pela internet como "principal fonte" desses produtos.

De igual forma, quase 80% dos downloads de jogos de computador ou consola são grátis, mas 65,5% dos inquiridos diz que continua a comprar estes jogos e que a internet ainda não substituiu o objecto físico.

O estudo Downloads na Internet foi realizado pela empresa Netsonda - Network Research no passado mês de Março, através da aplicação de inquéritos on-line a um universo de 375 consumidores "tipicamente urbanos e utilizadores de internet", maiores de 16 anos.

Sem comentários: