O satélite europeu GOCE, que permitirá conhecer melhor as correntes oceânicas e o comportamento do vulcões, foi lançado, na passada terça-feira, na base de Plesetsk, no norte da Rússia, anunciou o Centro Espacial Khrounitchev de Moscovo.
O lançamento do GOCE (Missão de Estudo da Gravidade e da Circulação Oceânica em Regime Estável) estava previsto para segunda-feira, mas foi adiado, devido a «problemas técnicos ocorridos ainda em solo».
Através deste satélite vai ser possível conhecer melhor as correntes oceânicas, o comportamento dos vulcões e os movimentos tectónicos, com uma medição precisa da gravidade.
O GOCE possui seis acelerómetros ultra-sensíveis, que permitem medir as variações da ordem de dez mil milmilionésimos do campo gravitacional terrestre e, assim, traçar um mapa da forma do globo terrestre, com alta resolução.
Os dados recolhidos em órbita vão permitir conhecer melhor o impacto da gravidade nas correntes oceânicas e o nível das marés, mas também fazer mais progressos no conhecimento da estrutura interna da Terra, principalmente na distribuição do magma, a massa rochosa no interior da Terra, em estado de fusão parcial ou total.
Sem comentários:
Enviar um comentário