sábado, 11 de julho de 2009

IBM desenvolve escudo para protecção de informação crítica

Laboratório de Investigação da IBM, em Haifa, desenvolveu o Magen (Mascaramento Gateway para Empresas), software destinado a proteger informação sensível ou crítica, passível de ser visualizada noutro monitor sem autorização.
Entre as áreas que mais poderão beneficiar do produto estão a saúde, os seguros, organismo governamentais ou serviços financeiros.

O software ajuda ao melhor cumprimento das leis da privacidade e contribui para a diminuição do roubo de informação.

«A questão de fundo consiste num desempenho mais rápido, maior segurança de dados e custos reduzidos no sentido de proteger informação sensível», disse Haim Nelken, manager de Integration Technologies do Laboratório de Investigação da IBM.

O Magen processa informações sobre um ecrã como uma imagem, e confia na tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres para determinar quais os campos que devem ser colocados no ecrã ou substituídos por valores aleatórios, não alterando o programa de software ou os dados em si: «filtra a informação antes mesmo de ela chegar ao monitor do computador. Isto dispensa as empresas de criar cópias de registos electrónicos modificados onde a informação é mascarada, misturada ou eliminada», avançou a IBM em comunicado.

A solução foi concebida para poder ser implementada em qualquer amvbiente onde as imagens do monitor são disponibilizadas, independentemente do sistema operativo, aplicação ou protocolos utilizados.

Na fase em que o projecto estiver totalmente concluído, o Magen terá diversas aplicações. Por exemplo, poderá ser utilizado por uma companhia de seguros de saúde que tenhas externalização de serviços ao cliente e processamento das funções de créditos entregues a terceiros.

Noutros casos, apesar de a informação médica dos registos de pacientes não poder ser partilhada, os representantes do serviço ao cliente precisam de aceder aos registos dos pacientes. O Magen poderá esconder a informação privada de modo a que nunca apareça nos monitores dos agentes.

Ou pode esconder parcialmente a informação, tal como acontece nos casos dos call centers.

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