quinta-feira, 30 de julho de 2009

Falhas no flash atingem 90% dos utilizadores do Windows

Nove em cada dez utilizadores de Windows estão vulneráveis a falhas no programa multimédia Flash Player, da norte-americana Adobe Systems.
As versões 9.0.159.0 e 10.0.22.87 do Flash expõem os cibernautas a ataques. Segundo os especialistas, o problema foi detectado há sete meses e atinge os utilizadores dos sistemas operacionais Windows, Mac OS e Linux . Uma correcção deve ser divulgada na quinta-feira.

De acordo com a empresa de segurança dinamarquesa Secunia, 92% dos 900 mil utilizadores do Windows que usaram o seu programa Personal Software Inspector (PSI) recentemente usam o aplicativo Flash Player 10 nos seus PCs, enquanto 31% têm o Flash Player 9 instalado. O total vai além de 100% porque alguns utilizadores têm ambos instalados no seu equipamento.

O bug estende-se ao componente «authplay.dll», dos softwares Adobe Reader e Acrobat que têm a função de intérprete entre conteúdos em Flash embutidos em arquivos no formato PDF.

Até à correcção que deve ser apresentada esta semana, a Adobe diz que os utilizadores podem apagar ou renomear o componente «authplay.dll», ou então inactivar a renderização do Flash para evitar ataques com arquivos em PDF corrompidos.

Sem comentários: