Vem aí mais uma batalha da guerra ao Google. Durante os próximos dez anos, sempre que algum internauta efectuar uma busca no Yahoo!, o segundo sistema de pesquisa mais popular da Internet, estará a usar o recém-lançado motor da Microsoft, o Bing. A publicidade online ficou como moeda de troca.
Será assim que a Microsoft espera agora atacar a hegemonia da Google que, segundo a comScore, recolhe 67% da audiência a nível mundial. Dito de outra forma, duas em cada três pesquisas na Net são feitas no Google.
"A Microsoft e a Yahoo! sabem que há muito a fazer para melhorar a pesquisa na Internet" afirmou o administrador executivo da empresa com sede em Redmond, (Washington), Steve Ballmer, acrescentando: "Este acordo dá-nos a escala e os recursos necessários para ditar o futuro da pesquisa online".
Tal como foi noticiado pela AP o negócio não envolve qualquer pagamento, como pretendiam os investidores da Yahoo!, sendo visto como uma derrota para a Google, que no ano passado tentou travar os avanços da Microsoft ao apresentar a sua própria proposta de compra da Yahoo!, desde logo chumbada pelas autoridade da concorrência norte-americana.
Mas o que ganha a Yahoo! com tudo isto? 88% da venda de publicidade realizada no "novo site" durante os primeiros cinco anos do acordo, bem como a possibilidade de vender anúncios para outros sites da Microsoft. Um negócio que, estima a Yahoo!, deverá empurrar o seu lucro operacional para os 500 milhões de dólares, afastando o fantasma da falência. A Yahoo! deverá ainda poupar 275 milhões de dólares, já que não terá de continuar a investir no desenvolvimento tecnológico do seu motor de pesquisa.
Para já, tem a palavra a autoridade da concorrência norte-americana a quem compete analisar os termos do acordo.
Ainda que o negócio receba "luz verde", resta saber até que ponto a Microsoft conseguirá alterar os hábitos dos internautas sempre que se trata de pesquisar um site.
A avaliar pela reacção da bolsa, o negócio não agradou aos accionistas da Yahoo! mas também não deixou eufóricos os da Microsoft. As acções da Yahoo! caíram 9,2% para os 15,63 dólares, enquanto que as da Microsoft subiram um cêntimo para os 23,48 dólares.
Sinal claro de que a Google pode ter razões para estar preocupada, é a queda em 1,1% (4,97 dólares) dos títulos da gigante da Internet, para os 434,88 dólares.
Será assim que a Microsoft espera agora atacar a hegemonia da Google que, segundo a comScore, recolhe 67% da audiência a nível mundial. Dito de outra forma, duas em cada três pesquisas na Net são feitas no Google.
"A Microsoft e a Yahoo! sabem que há muito a fazer para melhorar a pesquisa na Internet" afirmou o administrador executivo da empresa com sede em Redmond, (Washington), Steve Ballmer, acrescentando: "Este acordo dá-nos a escala e os recursos necessários para ditar o futuro da pesquisa online".
Tal como foi noticiado pela AP o negócio não envolve qualquer pagamento, como pretendiam os investidores da Yahoo!, sendo visto como uma derrota para a Google, que no ano passado tentou travar os avanços da Microsoft ao apresentar a sua própria proposta de compra da Yahoo!, desde logo chumbada pelas autoridade da concorrência norte-americana.
Mas o que ganha a Yahoo! com tudo isto? 88% da venda de publicidade realizada no "novo site" durante os primeiros cinco anos do acordo, bem como a possibilidade de vender anúncios para outros sites da Microsoft. Um negócio que, estima a Yahoo!, deverá empurrar o seu lucro operacional para os 500 milhões de dólares, afastando o fantasma da falência. A Yahoo! deverá ainda poupar 275 milhões de dólares, já que não terá de continuar a investir no desenvolvimento tecnológico do seu motor de pesquisa.
Para já, tem a palavra a autoridade da concorrência norte-americana a quem compete analisar os termos do acordo.
Ainda que o negócio receba "luz verde", resta saber até que ponto a Microsoft conseguirá alterar os hábitos dos internautas sempre que se trata de pesquisar um site.
A avaliar pela reacção da bolsa, o negócio não agradou aos accionistas da Yahoo! mas também não deixou eufóricos os da Microsoft. As acções da Yahoo! caíram 9,2% para os 15,63 dólares, enquanto que as da Microsoft subiram um cêntimo para os 23,48 dólares.
Sinal claro de que a Google pode ter razões para estar preocupada, é a queda em 1,1% (4,97 dólares) dos títulos da gigante da Internet, para os 434,88 dólares.
Sem comentários:
Enviar um comentário