segunda-feira, 20 de julho de 2009

Primeira viagem à Lua recriada em tempo real na Internet

Hoje, dia 20 de Julho, comemoram-se os 40 anos da chegada do Homem à Lua e a biblioteca presidencial John Kennedy está a recriar em tempo real a missão Apollo 11 num site especial com vídeos e fotos históricas.

A iniciativa arrancou na semana passada quando o site foi colocado online e pretende recriar o momento histórico, substituindo o ecrã da televisão pelo monitor do PC.

Desde então um relógio tem contado os minutos para a primeira fase da missão: o lançamento da nave espacial que levou a tripulação ao satélite natural da Terra.

Por enquanto o site «We Choose the Moon», expressão utilizada pelo presidente Kennedy num dos discursos sobre a conquista do Espaço, apenas disponibiliza o relógio e algumas imagens e vídeos alusivos à preparação da viagem, mas a partir da próxima quinta-feira, quando a contagem chegar ao fim, os cibernautas vão poder acompanhar a viagem em tempo real.

Para tornar a experiência mais fidedigna, será possível seguir todo o percurso também no Twitter, onde irão ser disponibilizadas as mensagens trocadas entre a tripulação da nave e a torre de controlo, desde a entrada na aeronave até aos primeiros passos de Neil Armstrong na Lua.

Já a chegada à Lua, no dia 20 de Julho, vai ser comunicada por e-mail a todos os que se inscreverem no site.

Sem comentários: