quinta-feira, 23 de julho de 2009

Site brasileiro destaca o ex-Ornatos Violeta Nuno Prata, um "José González mais colorido"

Músico português, ex-baixista dos Ornatos Violeta, deu entrevista a site brasileiro onde fala do seu próximo disco, Deve Haver.
"Aposto que você nunca ouviu falar de Nuno Prata. Pudera, ele mora na cidade do Porto, cidade de grandes vinhos, ótimo futebol, e também de ótima música, pouco penetrante, porém, nas redes brasileiras" - assim começa o artigo do site Trama Virtual sobre Nuno Prata, músico português que se encontra a preparar o segundo álbum, Deve Haver.

Aquela publicação on-line destaca a influência do Brasil na música de Nuno Prata, de cuja folha de serviços consta o álbum Todos os Dias Fossem Estes/Outros .

"(...) Nuno vem buscar no Brasil e em seus sons a matriz para suas músicas maduras, melodiosas, de refrões e letras de boa observação humana que revelam, em momentos, uma espécie de José González mais colorido e acalorado, ou um " Marcelo Camelo ainda mais marítimo", compara o jornalista Claudio Szynkier, no artigo Bem Além dos Fados .

Na mesma entrevista, Nuno Prata fala sobre o seu percurso na música portuguesa - antes de gravar a solo, foi baixista dos Ornatos Violeta - e dos seus artistas predilectos.

"Gosto muito de canções, qualquer que seja o estilo; gosto muito de ouvir cantar em português e as letras interessam-me particularmente", afirma Nuno Prata.

" Sérgio Godinho é para mim a maior referência entre os escritores de canções portugueses; Caetano Veloso e Chico Buarque , entre os brasileiros".

Veja aqui as dez canções escolhidas por Nuno Prata para a rubrica da BLITZ "A Minha Lista", em Julho de 2007 :

"Vou Dar de Beber à Dor", Amália Rodrigues
"Strange Fruit", Billie Holiday
"Yah!", Buraka Som Sistema c/ Petty
"O Trovador Entrevado", JP Simões
"Cara Estranho", Los Hermanos
"Not John", Loudon Wainwright III
"Siliguri", Mathieu Boogaerts
"Le Poinçonneur de Lilas", Serge Gainsbourg
"Chocolate Jesus", Tom Waits
"Me Cago en el Amor", Tonino Carotone

Sem comentários: