Uma empresa ferroviária japonesa está a usar um novo método para verificar se os seus funcionários são simpáticos para os utentes.
Para o efeito, a empresa instalou máquinas especiais em 15 estações de Tóquio que medem, através de um sistema de computador, a curvatura do sorriso.
Os trabalhadores que não tiverem um sorriso adequado vão ser advertidos que devem ser menos sérios e mais simpáticos.
O sistema — desenvolvido pela empresa japonesa Omron — também vai ser usado num hospital em Osaka, para fiscalizar o atendimento dos funcionários.
Os fabricantes sugerem que, no futuro, o software também possa ser usado nas lojas para verificar a reacção dos consumidores aos produtos expostos nas montras.
O correspondente da BBC em Tóquio, Roland Buerk, constatou que os japoneses valorizam muito o serviço ao consumidor.
É uma prática comum no país, segundo ele, que os condutores de comboio façam uma reverência enquanto os passageiros entram e saem das carruagens.
Para o efeito, a empresa instalou máquinas especiais em 15 estações de Tóquio que medem, através de um sistema de computador, a curvatura do sorriso.
Os trabalhadores que não tiverem um sorriso adequado vão ser advertidos que devem ser menos sérios e mais simpáticos.
O sistema — desenvolvido pela empresa japonesa Omron — também vai ser usado num hospital em Osaka, para fiscalizar o atendimento dos funcionários.
Os fabricantes sugerem que, no futuro, o software também possa ser usado nas lojas para verificar a reacção dos consumidores aos produtos expostos nas montras.
O correspondente da BBC em Tóquio, Roland Buerk, constatou que os japoneses valorizam muito o serviço ao consumidor.
É uma prática comum no país, segundo ele, que os condutores de comboio façam uma reverência enquanto os passageiros entram e saem das carruagens.
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