Os especialistas informáticos de todo o mundo estão preocupados com a evolução de um vírus informático chamado Conficker, que se reforça nos dias 1 de Abril, tornando os computadores em redes ao serviço dos piratas informáticos.
«Os aviões não vão cair do céu e a Internet não vai ser destruída», garantiu o especialista em ameaças informáticas da Trend Micro, Paul Fergunson, admitindo, no entanto, não saber que consequências poderá o vírus causar. «O grande mistério é saber o que as actualizações do Conficker vão permitir-lhe fazer», disse.
O gigante norte-americano Microsoft já prometeu uma recompensa de 250 mil dólares a quem consiga identificar os responsáveis pelo vírus, também conhecido com Downadup. O vírus, capaz de se reproduzir nas redes de computadores sem anti-vírus próprios e actualizados, está programado para modificar-se nos dias 1 de Abril, quando os computadores infectados forem iniciados.
Detectado pela primeira vez em Novembro de 2008, o Conficker pode infectar os computadores através da Internet, passando de um computador para outro. Uma vez instalado, constrói defesas para impedir a sua eliminação e transforma os computadores em «máquinas zombies», ou seja, numa rede ao serviço dos piratas informáticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário