quarta-feira, 29 de abril de 2009

MGMT chegam a acordo com partido de Sarkozy

Chegou ao fim a improvável disputa entre os norte-americanos MGMT e o partido do Presidente francês , Nicolas Sarkozy, gerada pela utilização não autorizada da música "Kids" em comícios da UMP (União por um Movimento Popular).

Numa mensagem aos seus fãs, a banda explica que já chegou a um acordo com a UMP e que irá entregar a quantia correspondente - e não revelada - a várias organizações de direitos dos artistas.

Na mesma mensagem, os autores de "Time To Pretend" garantem a ausência de impulsos "gananciosos" nesta sua acção contra o partido francês.

"Geralmente tentamos não misturar música e política, mas o facto de a UMP usar a nossa música, sem autorização, enquanto ao mesmo tempo defende leis contra a pirataria parece-nos um pouco insano", escrevem.

"Acreditamos que o acesso [livre] à música beneficia tanto os músicos como os fãs, e sem dúvida que contribuiu para espalhar a nossa música pelo globo, ao mesmo tempo que nos ajudou a nós a aumentar as nossas colecções pessoais".

"Não quisemos ser os 'americanos típicos' e processar [o partido], por isso vamos antes usar a maquia resultante do acordo com a UMP e doá-la a organização de direitos dos artistas. França, obrigado pela comida maravilhosa. C'est bon ", rematam os MGMT.

O que os MGMT não esclarecem é se o acordo a que chegaram com a UMP contempla uma quantia superior à primeira oferta de indemnização que receberam da parte daquele partido: um euro .

"A oferta desrespeita os direitos dos artistas e autores", argumentou então a advogada da banda. "É um insulto. Estamos a falar de contrafacção e violação de propriedade intelectual".

Sem comentários: