sábado, 25 de abril de 2009

Tarantino, Almodôvar e Ang Lee competem pela Palma de Ouro

Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Ken Loach e Ang Lee vão competir este ano pela Palma de Ouro, o prémio máximo do Festival de Cinema de Cannes, que decorrerá em Maio em França, anunciou a organização.
A selecção de vinte filmes para a competição oficial é dominada por realizadores consagrados da Europa e da Ásia, muitos deles já distinguidos em Cannes.

São os casos de Quentin Tarantino, Palma de Ouro em 1994, que apresentará «Inglorious basterds», e Ken Loach, premiado em 2006, que concorre com «Looking for Eric», com o antigo futebolista Eric Cantona.

Lars Von Trier, distinguido em 2000 com «Ondas de Paixão», estará em Cannes com «Antichrist», e Michael Haneke, Palma de Ouro em 2001 com «A pianista», mostrará «Le ruban blanc».

Em competição vão estar ainda «Los abrazos rotos», de Almodóvar, «Vincere», filme de Marco Bellocchio, «Bright Star», de Jane Campion, e «Les herbes folles», de Alain Resnais.

Ang Lee estreará «Taking Woodstock», comédia sobre o festival norte-americano, que está a celebrar 40 anos.

Fora de competição será exibido «The Imaginarium of Doctor Parnassus», fantasia de Terry Gilliam que o actor Heath Ledger não concluiu.

A 62ª edição do festival de Cannes decorrerá de 13 a 24 de Maio.

O júri que atribui a Palma de Ouro será presidido pela actriz francesa Isabelle Huppert.

O festival abrirá, pela primeira vez, com um filme de animação, a comédia «Up», dos estúdios Pixar e Walt Disney, em estreia mundial e com projecção em três dimensões.

Sem comentários: