segunda-feira, 27 de abril de 2009

Blitz elege Amália Rodrigues a melhor cantora de Portugal

A fadista Amália Rodrigues foi eleita a melhor cantora portuguesa de sempre pela redacção da revista Blitz, uma votação revelada na edição de Maio que inclui ainda as vozes de Carlos do Carmo, António Variações e José Afonso.

A edição de Maio, já à venda, apresenta uma lista nacional e internacional dos melhores cantores de sempre, escolhidos pela redacção da publicação mensal e pela revista Rolling Stone, respectivamente.

A lista dos melhores portugueses é liderada por Amália Rodrigues e integra ainda mais dois nomes do fado: Carlos do Carmo, em segundo lugar, e Mariza, em quinto.

A redacção da Blitz elegeu apenas oito cantores portugueses, quatro mulheres e quatro homens.

Em terceiro lugar figura António Variações e em quarto José Afonso, ambos falecidos nos anos 1980.

Paulo de Carvalho surge em sexto, Maria João em sétimo e Teresa Salgueiro em oitavo.

Os cantores eleitos pela revista Blitz são descritos na edição de Maio por oito músicos portugueses e os textos são acompanhados por sugestões de temas e de artistas que terão influenciado.

A par dos melhores da música portuguesa, a revista Blitz elegeu ainda os 25 melhores cantores a nível internacional, tendo em conta uma votação da revista norte-americana Rolling Stone.

Em primeiro lugar surge Elvis Presley, em segundo Marvin Gaye e em terceiro Stevie Wonder.

A primeira mulher a surgir na tabela é Tina Turner, em sétimo lugar.

Na contagem há espaço ainda para Michael Jackson (sexto), Bob Dylan (12º), atrás de Bono, dos U2, e David Bowie, Mick Jagger (16º), Tom Waits (19º), Jeff Buckley (22º) e, a fechar, Lou Reed.

Sem comentários: