O Governo vai disponibilizar, ainda durante este semestre, uma página na Internet que permite avaliar o cumprimento das medidas do Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC), disse o coordenador da Comissão para as Alterações Climáticas.
O PNAC contém cerca de 40 medidas, repartidas por vários ministérios, que o Governo pretende aplicar para assegurar o cumprimento do Protocolo de Quioto.
"Estamos a desenvolver uma ferramenta de monitorização do PNAC, que vai estar assente numa página da Internet, que nos vai dar, pela primeira vez, uma avaliação rigorosa da trajectória para cumprir Quioto", afirmou Nuno Lacasta à Agência.
Segundo explicou o também gestor do Fundo Português de Carbono, esta ferramenta vai permitir "fazer um ponto de situação relativamente a cada medida", avaliando o desvio ou aproximação da mesma em relação ao objectivo de poupança de emissões de Gases com Efeito de estufa (GEE).
Essa ferramenta, salientou o mesmo responsável, "pretende diminuir a incerteza: recolhe a informação de cada ministério e estima o grau de cumprimento de cada medida face ao que estava previsto no PNAC".
"Por exemplo, nas renováveis estamos a ter boas notícias, na eficiência energética e nos transportes temos muito para melhorar ainda", exemplificou Nuno Lacasta.
O PNAC, o Plano Nacional de Atribuição de Licenças de Emissão para o período 2008-2012 (PNALE II) e o Fundo Português de Carbono são instrumentos fundamentais para assegurar o cumprimento das metas de Quioto.
Portugal assumiu o objectivo de limitar o aumento das suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 27 por cento, no período de 2008-2012, relativamente aos valores de 1990.
Sem comentários:
Enviar um comentário