sábado, 18 de abril de 2009

EUA renovam satélites de captura imagens a partir do espaço

A rede norte-americana de satélites para obtenção de imagens a partir do espaço vai ser renovada até 2020 devido ao envelhecimento dos equipamentos, considerados estratégicos, anunciou hoje o director nacional de informações dos EUA (ODNI).
O director do ODNI, Dennis Blair, explica que a "imagem é uma componente essencial da segurança nacional, que suporta as tropas, a política externa, a segurança e as necessidades da comunidade de inteligência".

A aposta na renovação da rede de satélites electro-ópticos, destinados à obtenção de imagens de fotografia e vídeo em alta definição e em tempo real, visa "garantir que não existam lacunas no futuro" e partiu do Departamento de Defesa norte-americano e do Gabinete Nacional de Informações dos EUA.

Em relação às características da futura rede de satélites, operada pelo Instituto Nacional de Reconhecimento, ficou decidido que serão mais baratos, que vão disponibilizar mais imagens para entidades privadas e oficiais e que vão responder com mais flexibilidade aos desafios imprevistos, de acordo com o ODNI.

Para o início da implementação da nova rede, com começo previsto para os próximos meses, falta apenas o Congresso aprovar o financiamento do programa, concluiu Dennis Blair.

O ODNI supervisiona 16 organizações federais, que compõem a rede de serviços de informações e segurança dos EUA, como o Departamento Federal de Investigação (FBI), a Agência Central de Informações (CIA), a Agência de Segurança Nacional (NSA), entre outros sectores da defesa e segurança.

Sem comentários: