domingo, 19 de abril de 2009

Comércio electrónico nacional aumentou em 2008, diz estudo

Apesar do cenário de crise económica, o comércio realizado ao nível da Internet no quarto trimestre de 2008, em Portugal, registou um aumento relativamente ao período homólogo do ano anterior, segundo os dados do Barómetro da Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) e da Netsonda.
Entre as principais conclusões, o estudo apontou que 82% dos sites inquiridos neste âmbito revelaram um aumento nas vendas electrónicas. Entre os produtos mais vendidos estão os de electrónica (incluindo telemóveis) e de informática, DVDs/vídeos, jogos/consolas, livros/revistas, alimentação/tabaco/bebidas e brinquedos.

Paralelamente, um total de 55,5% dos inquiridos viu os seus clientes aumentarem em até 50%; ao passo que cerca de 25% registaram um aumento de mais de 50% dos compradores.

O investimento foi aumentado em cerca de 40% dos sites consultados, e 43,5% acreditam que o seu site vai acelerar o ritmo do crescimento das vendas.

«Os índices de crescimento registados não apenas no volume de clientes, de transacções, mas também nos investimentos realizados pelas entidades que se dedicam ao negócio digital, e a sua disposição para manterem o ritmo são bem reveladores da importância crescente que o comércio electrónico está a ter no nosso país», diosse Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEP.

Entre os sites consultados pelo Barómetro ACEP/Netsonda estão o Jumbo, Caixa Geral de Depósitos, Continente, El Corte Inglés, SLB, SCP, FCP, FNAC, Miau.pt, Staples, Vobis e Worten, entre outros, segundo o noticiado em comunicado.

Sem comentários: