segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rússia investiga Microsoft por violação de concorrência

A agência que controla a concorrência na Rússia abriu um processo de investigação contra a Microsoft devido a cortes registados no fornecimento do Windows XP no país.
De acordo com a agência, o corte na distribuição do sistema operacional – seja na venda independente do produto ou da venda integrada em PCs – constitui uma violação das leis de concorrência, bem como as políticas de preços.

«Análises de mercado de uma série de sistemas operativos mostram que a mudança para o novo sistema Vista decorre enquanto ainda há procura pela antigo sistema, XP», apontou a agência russa.

«a procura por versões (independentes ou instaladas) do XP também é confirmada por lojistas e pelo número de encomendas feitas pelo Governo», acrescentou, sobre o caso que será avaliado a 24 de Julho.

Segundo declarações da sede da Microsoft em Moscovo, nenhuma exigência oficial foi apresentada por parte da agência russa. «Nós sempre respondemos às dúvidas de violação de leis de concorrência, e pretendemos continuar essa prática no futuro», disse ao telefone Marina Levina, porta-voz da Microsoft.

Sem comentários: