sábado, 20 de junho de 2009

Brüno: depois de cair ao colo de Eminem, sucessor de Borat posa nu e enfrenta críticas

Depois de uma muito falada queda no colo de Eminem durante os prémios de cinema da MTV, Brüno, a próxima personagem do actor Sacha Baron Cohen (Ali G e Borat) a aventurar-se no cinema, posou nu na capa da revista masculina GQ (veja foto abaixo) e está a enfrentar uma série de críticas por parte da comunidade gay.

A personagem de Baron Cohen é um jornalista austríaco de moda, assumidamente gay e um exemplo de alguns estereótipos associados à orientação sexual: é efeminado e promíscuo. Segundo os estúdios Universal, que produziram o filme, "Brüno usa a comédia provocadora para trazer a lume o absurdo de muitos tipos de intolerância e ignorância, incluindo a homofobia".

Este argumento, no entanto, não parece ter convencido a GLAAD, associação gay, que continua a achar alguns dos segmentos do filme ofensivos. A associação pediu mesmo à Universal que incluísse uma mensagem de Cohen de apoio aos direitos gay no final do filme, mas foi recusado.

Um representante da GLAAD disse: "Alguns [sketches] são engraçados e acertam no alvo, mas outros atingem a comunidade gay". Numa das cenas mais controversas, Brüno aparece numa fotografia a ter sexo numa banheira onde também se encontra um bébé africano, que a personagem pretende adoptar. São este tipo de sketches que, segundo o representante da GLAAD "dão mais força" aos estereótipos.

Sem comentários: