terça-feira, 2 de junho de 2009

Estudo: Redes sociais mantêm fotos apagadas dos utilizadores

As fotos que os utilizadores publicam em redes sociais, como o Facebook ou o MySpace, mesmo depois de apagadas continuam a poder ser vistas, de acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge.
Os cientistas publicaram fotos em 16 sites, como o Flicker, e anotaram os endereços Web das imagens, antes de as apagar. Quando regressaram às páginas, 30 dias depois, os links funcionaram em sete delas.

«Isto demonstra como uma rede social tem, frequentemente, uma abordagem preguiçosa em relação à privacidade do cibernauta, fazendo o que é mais simples em vez de fazer o que é correcto», considerou um dos pesquisadores, Joseph Bonneu. «É essencial observar a privacidade como uma obrigação de desenvolvimento, não como um adicional legal», acrescentou.

O Facebook argumenta que, «quando um utilizador apaga uma imagem do site, a fotografia é removida imediatamente, apesar de os endereços poderem continuar a existir no Content Delivery Network (CDN) até que sejam apagados, o que acontece, geralmente, durante um pequeno período de tempo».

A pesquisa demonstrou, contudo, que as redes sociais não removem as imagens de forma imediata, ao contrário de sites de partilha de fotos, como o Flicker e o Picasa, que, assim que os utilizadores apagam as fotografias, deixam de ter os links acessíveis.

Sem comentários: