quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estudo: Portugueses investem anualmente 785 € em vestuário

O mercado nacional de vestuário, que representa 2,8 milhões de euros, revela estar em alta, tendo-se verificado, nos últimos anos, um crescimento contínuo. Para 2009, as perspectivas de crescimento neste sector continuam positivas uma vez que o vestuário não é uma das despesas mais afectadas, em caso de diminuição de poder de compra dos Portugueses.

Segundo o Observador Cetelem, que analisa, anualmente, os mais diversos mercados, entre os quais o de vestuário, o qual inclui os segmentos de vestuário para adultos, de vestuário para crianças, de calçado e de marroquinaria, este é um mercado que, em 2008, movimentou 2,8 milhões de euros.

Com um investimento médio de 785 €, por família, os portugueses têm contribuído para o dinamismo do mercado do vestuário, que acaba por não ser uma das despesas mais afectadas, em caso de diminuição de poder de compra. Segundo os resultados do Observador Cetelem, apenas 6% dos inquiridos afirma que baixaria prioritariamente as despesas com vestuário em caso de diminuição do seu poder de compra.

Em termos de volume de negócios o segmento de vestuário para adultos é o mais significativo, representando 80% da facturação nacional, sendo que é no Porto, Lisboa e Braga que as famílias mais despendem em vestuário, uma vez que, nestes distritos, os valores situam-se acima da média nacional que é de 785€.

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