domingo, 7 de junho de 2009

Blackberry vulnerável a hackers, alerta fabricante

A Research in Motion (RIM), que fabrica os smartphones Blackberry, alertou para a divulgação de uma correcção do sistema de segurança do aparelho, explicando que estaria vulnerável a ataques de cibercriminosos.
Caso os utilizadores do Blackberry – entre os quais o presidente dos EUA, Barack Obama – não actualizem o seu modelo com a correcção, existe um risco de os hackers poderem aproveitar-se da falha, «embora ainda não o tenham feito», dizem especialistas em segurança.

«E um problema grave», alertou Graham Cluley, pesquisador de antivírus da Sophos, fabricante de software. «É preciso ler o aviso e fazer o concerto antes que os hackers tentem tomar o controle», apontou.

Como, por vezes, as correcções divulgadas pelos fabricantes são incompatíveis com alguns programas dos aparelhos a que são destinadas, as empresas adiam o lançamento, a fim de testar todos os cenários.

Quando é anunciada uma falha de segurança deste tipo, os cibercriminosos apressam-se a explorar a fraqueza, já que muitos utilizadores levam semanas ou meses a informarem-se sobre as correcções disponíveis.

Neste caso do Blackberry, a falha podia permitir que os servidores do sistema passassem a ser controlados por estranhos, enviando e-mails com anexos corrompidos, em formato PDF (da Adobe), de acordo com pesquisadores em segurança electrónica.

Ao abrir um destes anexos, são instalados softwares maliciosos no servidor da rede dos Blackberrys, o que potencia o envio de spam ou o roubo de dados.

Sem comentários: