quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Vale Glaciar do Zêzere candidatado às 7 Maravilhas Naturais

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou ontem que apresentou este mês a candidatura do Vale Glaciar do Zêzere, na Serra da Estrela, à eleição das «7 Maravilhas Naturais de Portugal».
Segundo a autarquia presidida por Esmeraldo Carvalhinho, o projecto que integra sete categorias, «pretende eleger os sete monumentos naturais do território nacional que tenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais».


Adianta que o Vale Glaciar do Zêzere foi submetido a apreciação na categoria de Grandes Relevos e Áreas Protegidas.

«O Vale Glaciar do Zêzere é uma maravilha da natureza que mostra bem os vestígios da glaciação há milhares de anos», sustenta o presidente da Câmara de Manteigas, acrescentando que está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e na Rede Natura 2000.

Em forma de U, o maior Vale Glaciar da Europa, desfruta de belezas geológicas inigualáveis como as austeras rochas graníticas dos cântaros Magro, Gordo e Raso (1 928 metros de altitude) e de reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico, acrescenta a autarquia de Manteigas.

«É por entre o percurso sinuoso do Vale Glaciar, que o rio Zêzere sucede veloz, audaz e destemido, onde perdura o pastoreio e a agricultura de subsistência», adianta.

A Câmara Municipal de Manteigas também aponta que na mesma zona localiza-se o Covão D´Ametade, uma antiga lagoa glaciar, situado no sopé do Cântaro Magro (1 420 metros).

A autarquia refere que, por enquanto, a «New 7 Wonders Portugal», entidade responsável pela iniciativa, está a desenvolver o levantamento exaustivo dos locais a considerar, numa lista longa de cerca de 800, que serão conhecidos no início de 2010.

Após a conclusão do levantamento, será publicada a lista dos 77 candidatos às várias categorias, no dia 7 de Fevereiro do próximo ano.

Depois, até 7 de Março um conjunto de 21 notáveis escolherá os 21 finalistas (três por cada uma das sete categorias), que serão apresentados para votação pública até ao dia 07 de Setembro, concluiu.

Sem comentários: