quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo desta madrugada foi o maior registado desde 1969

O Instituto de Meteorologia (IM) registou 15 réplicas do sismo verificado às 01:37 desta madrugada e considera que este foi o «maior registado desde 1969», disse hoje à Lusa o presidente daquele organismo.


De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, «o sismo desta madrugada é o maior registado desde 1969», a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente, no Algarve, mas «sem problemas a registar», reforçou.

O sismo que ocorreu no Oceano Atlântico, a cerca de 30 quilómetros de profundidade, teve a magnitude de 6.0 na escala de escala de Richter e registou uma intensidade de 5.0, na escala de Mercalli, «foi um sismo de forte intensidade, mas não causou estragos e não danificou estruturas», precisou aquele responsável.

O responsável afirmou ainda que o «sismo foi sentido em vários locais da faixa costeira ocidental, no interior sul / centro e sobretudo nos lugares de maior elevação», bem como «ao longo de toda a costa algarvia».

«Não existem vítimas a registar», foi apenas um sismo «sentido com alguma intensidade, em bastantes locais pelas populações», explicou Adérito Serrão à agência Lusa junto ao Centro Operacional de Sismologia, em Lisboa.

O sismólogo Fernando Carrilho afirmou, por seu lado, que as «réplicas são normais» e que «tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo».

O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma «duração aproximada de três minutos», concluiu o sismólogo.

Sem comentários: