segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Grupo russo investe na produtora dos jogos Mafia Wars e FarmVille

O grupo russo Digital Sky Technologies (DST), em conjunto com outros investidores, acaba de investir 180 milhões de dólares (cerca de 126 milhões de euros) na empresa norte-americana Zynga, produtora dos jogos on-line Mafia Wars e FarmVille.

Em comunicado, a Zynga, "a maior fornecedora de jogos sociais", refere que parte deste investimento será utilizada no crescimento da empresa e o restante no aumento da liquidez dos funcionários e investidores.

Este investimento surge um mês depois de a DST ter injectado 200 milhões de dólares (cerca de 140 milhões de euros) no capital da Facebook, a rede social que está a popularizar os jogos da Zynga.

"O nosso anterior investimento no Facebook e agora na Zynga reforçam a nossa premissa de que as redes sociais e o entretenimento social irão definir a próxima geração da web", referiu Yuri Milner, director executivo da DST.

Segundo o comunicado, a Zynga possui actualmente "mais de 230 milhões de utilizadores activos mensais a jogar os seus jogos", que incluem FarmVille, Café World, Zynga Poker, Mafia Wars, YoVille, FishVille e o recentemente anunciado PetVille, o jogo social que tem crescido mais rapidamente.

Mais de um milhão destes utilizadores estão a comprar bens virtuais para os seus jogos, o que garante 90 por cento das receitas da Zynga, calculadas em cerca de 150 milhões de euros em 2009 e com tendência para quase duplicar em 2010.


Lançado em Junho, o FarmVille é um dos jogos mais populares da Zinga e das redes sociais, já com cerca de 70 milhões de utilizadores.

Este jogo permite criar, gerir e expandir uma quinta, nas suas componentes estética e de produção agrícola e pecuária, podendo o "agricultor" interagir e cooperar com proprietários vizinhos.

Mais antigo, o Mafia Wars permite que vários jogadores criem uma "família mafiosa", que se irá dedicar a três tipos de crimes, roubando e matando membros de outras famílias.

Sem comentários: