domingo, 20 de dezembro de 2009

Protecção Civil lança alerta amarelo para amanhã em todo o Continente

A Protecção Civil lançou um alerta amarelo para todo o território Continental e que se prolonga por todo o dia de amanhã, devido à previsão de chuva que pode ser forte, sobretudo nas regiões do Sul, queda de neve acima dos 300 metros, vento e ondulação forte no Sul.

Há riscos de cheias rápidas em meio urbano e de inundações em zona historicamente mais vulneráveis. É também natural que haja cortes de estradas devido à queda de neve, bem como formação de gelo.

Hoje o país acordou com temperaturas muito baixas, entre -8 em Bragança e 5 em Faro. Lisboa e Porto tiveram 1 grau de mínima, e há alertas amarelos em seis distritos, sobretudo do Norte: de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu e Portalegre, justamente devido ao frio.

O arquipélago da Madeira está em alerta laranja, com previsão de ventos fortes com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros por hora nas zonas altas e chuvas. Também os Açores têm hoje alerta laranja nos grupos central e ocidental.

Para a madrugada e dia de amanhã, o Instituto de Meteorologia prevê também a continuação de valores baixos da temperatura do ar e aumento do vento, o que levará a um agravamento da sensação de frio, o que exige cuidados especiais, sobretudo para os grupos mais vulneráveis. Em simultâneo, haverá um aumento significativo da agitação do mar na costa sul, com ondas que poderão atingir os 4,5 metros de altura.

A Protecção Civil recomenda precaução e adequação dos comportamentos à situação, bem como atenção às informações da Meteorologia e indicações da Protecção Civil.

Sem comentários: