segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

EUA: «Avatar» lidera bilheteiras mas não bate recorde (trailer)

«Avatar», que estreou na passada quinta-feira nas salas de cinema de todo o mundo, liderou as bilheteiras norte-americanas no seu primeiro dia, arrecadando 27 milhões de dólares, de acordo com a revista especializada Variety.

Apesar do resultado, o filme, o mais esperado do ano, ficou atrás de «Eu Sou a Lenda», com Will Smith, entre os maiores líderes de bilheteiras de filmes que estrearam em Dezembro. O recordista continua a ser «O Senhor dos Anéis», com 34,5 milhões de dólares.

Os resultados de «Avatar» podem ter sido prejudicados pelas tempestades de neve que se fizeram sentir na costa leste norte-americana, o que impediu que as pessoas fossem ao cinema, adianta a publicação.

Tal como «Titanic», que arrecadou apenas 8,7 milhões de dólares no dia da estreia e, posteriormente, tornou- se no filme mais visto de sempre, «Avatar», do mesmo realizador, «deve crescer com a publicidade boca-a-boca», acrescenta ainda a revista.

«Avatar» é um prodígio da tecnologia, que o realizador James Cameron esperou quinze anos para fazer, e estreou em quase 90 salas de cinema portuguesas, a maioria com projecção em três dimensões. De acordo com a distribuidora Castello Lopes, o filme vai está em 50 salas de projecção a três dimensões (3D) e em 32 de exibição tradicional, em película de 35 milímetros.

«Avatar» é apontado como a grande sensação do cinema em 3D, com recurso à mais recente tecnologia e efeitos especiais, aperfeiçoando no grande ecrã a combinação de actores reais com personagens animadas.


Sem comentários: