quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TMN, Optimus e Vodafone com base dados comum de devedores

A TMN, Optimus e Vodafone já têm uma base de dados conjunta de clientes devedores na área das telecomunicações e que arranca já com cerca de 200.000 registos, adianta hoje a Credinformações/Equifax, entidade que vai gerir a informação.
"O que se pretende é criar uma cultura de gestão de risco, alguma educação no sector, em que as pessoas saibam que há uma informação a circular e que não podem saltar de umas operadoras para as outras e deixar as dívidas em aberto", diz o director-geral da Equifax, Albano Santos.

A partir de agora os devedores com dívidas superiores ao salário mínimo nacional e com mais de oito dias após o prazo de vencimento vão começar a receber uma carta a dar conta de que foi inserido na lista "negra" e dos seus direitos e deveres. E caso não paguem as contas, sublinha Albano Santos, o mais provável é terem dificuldades em passar para outros operadores.

A base de dados tem carácter restrito e será utilizada unicamente pelos operadores que trocam a informação sobre os seus clientes devedores, disponibilizando informação estratégica que minimiza o risco de não pagamento ou mora - a identificação dos utilizadores em mora noutros operadores, explica a Credinformações em comunicado.

A Equifax é líder mundial em soluções de informação estratégica para o negócio das empresas. Em Portugal desde 1995, a Credinformações/Equifax detém um portefólio de produtos e serviços que ajudam a minimizar os riscos de crédito para as empresas e maximizam as oportunidades de crescimento.

Sem comentários: