segunda-feira, 3 de agosto de 2009

1,4 milhões processos criminais dos sécs. XVIII e XIX online

Os detalhes dos processos de um médico que confessou ser Jack, o estripador, e de um homem que tentou matar a rainha Vitoria estão disponíveis para consulta na Internet a partir de hoje.
Também disponibilizados online estão outros 1,4 milhões de processos em Inglaterra e no País de Gales relativos aos sécs. XVIII e XIX.

O site britânico, especializado em genealogia, publica documentos que compreendem os detalhes dos crimes julgados, o nome completo dos acusados, com a sua data de nascimento, o lugar onde se realizaram os julgamentos bem como os veredictos.

O grande público pode consultar o processo do médico escocês Thomas Neil Cream, condenado à morte em 1892 por ter envenenado várias pessoas, nomeadamente nos EUA e em Inglaterra.

As suas últimas palavras antes de ser enforcado foram confessar que era Jack, o estripador, apesar de estar na prisão quando foram cometidos alguns dos crimes.

Estão igualmente disponíveis os detalhes do processo Roderick McLean, que tentou assassinar à pistola a rainha Vitoria no castelo de Windsor, e de Isaac "Ikey" Solomon, que terá inspirado Charles Dickens para o seu personagem de Fagin em "Oliver Twist".

Os documentos publicados na Internet cobrem um largo período - o fim do séc. XVIII e a totalidade do século seguinte -, detalhando quase 900.000 condenações a penas de prisão, 97.000 deportações e 10.300 execuções.

Quase 10% das pessoas julgadas foram deportadas ou condenadas à morte.

Uma condenação à morte era pronunciada por qualquer roubo superior a cinco xelins (30 libras de hoje, 35 euros), roubo de gado, ou abate de árvores.

Ser apanhado à noite com o rosto coberto era penalizado com a pena capital, porque as autoridades consideravam que o acusado tinha cometido um assalto.

A partir dos anos 1860 as execuções por enforcamento tornaram-se um espectáculo apreciado pelo público, ao ponto dos mais afortunados pagarem a peso de ouro o aluguer das varandas melhor colocadas.

Sem comentários: