domingo, 29 de novembro de 2009

Mau tempo: chuva, vento, trovoada e até neve

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra continuam este domingo em alerta amarelo devido ao mau tempo, anunciou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), prevê-se para este domingo um agravamento das condições meteorológicas, que se caracterizarão pela ocorrência, na região Norte e Centro, de vento, agitação marítima e chuva por vezes forte.

O IM prevê ainda uma baixa da temperatura, que poderá motivar, em regiões interiores, a queda de neve acima dos 1400 metros, descendo a cota para os 800/1000 metros durante a manhã e para os 600/800 metros para o final do dia.

O IM adianta ainda que há condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

A ANMP informa, no site oficial, que «há possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem» e «danos em estruturas montadas ou suspensas».

Alerta ainda para a possibilidade de haver neve e gelo nas estradas, que podem conduzir a uma retenção temporária de veículos e pessoas nas vias e aumento de acidentes rodoviários.

A Protecção Civil, citada pela Lusa, informa que no alerta amarelo é previsível a «ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens».

Nesse sentido, o dispositivo de Protecção Civil e Socorro reforça as actividades de monitorização e vigilância da situação e intensifica as acções preparatórias para as tarefas de intervenção.

Apela ainda à adopção de medidas de prevenção, como a «adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas», à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados e à limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento.

Perante a possibilidade de formação de lençóis de água nas vias, a Protecção Civil apela aos automobilistas para terem uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e cumprindo a sinalização relativa a eventuais cortes de Estrada.

Quatro barras marítimas encontram-se fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas a embarcações com mais de 35 metros, devido ao mau tempo no mar na costa norte, segundo o site da Marinha.

Às 17h35 de sábado foram fechadas as barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora e, às 20h30, foi encerrada a barra da Póvoa de Varzim. Mais a sul, pelas 17h40 de sábado, as barras de Aveiro e Figueira da Foz foram declaradas condicionadas a embarcações com mais de 35 metros. A barra de São Martinho do Porto encontra-se encerrada desde o meio-dia de 22 de Novembro.

Sem comentários: