quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Madeira de pinho pode faltar daqui a 5 anos

A madeira de pinho pode faltar dentro de cinco anos, pondo em causa 250 empresas e 2500 postos de trabalho na indústria da serração, revela um estudo apresentado pela Associação Industrial de Madeira e Mobiliário de Portugal.

Este estudo prevê um aumento da procura de pinho em aproximadamente 50 por cento (8,39 milhões de toneladas), mas revela que a indústria "sente dificuldades crescentes de abastecimento regular de madeira, tanto em quantidade como em qualidade".

A ausência de um verdadeiro planeamento florestal é a principal causa destas dificuldades, segundo o documento. O desenvolvimento da indústria da serração portuguesa está também condicionado pelas exigências comunitárias relativas à exportação da madeira de pinho que tentam travar a expansão da praga do nemátodo do pinheiro.

1 comentário:

simone disse...

Tenho na minha chacara uma pequena plantação de 10 pinheiros (Pinus Radiata)e gostaria de plantar mais,minha vizinha odeia as arvores,na chacara dela havia mais de vinte arvores que ela derrubou,sem nenhuma piedade,fez até festa para cada arvore que caia.